Aliado à questão dos animais de companhia e errantes a AMRAM contratualizou serviços para a realização de ESTERILIZAÇÃO, VACINAÇÃO ANTIRRÁBICA E IDENTIFICAÇÃO ELETRÓNICA de animais abandonados e errantes provenientes dos onze Municípios da Região Autónoma da Madeira.

Os serviços de esterilização pretendem ser um contributo da AMRAM para com os seus Municípios associados, na sequência das obrigações que decorrem para estes do disposto no Decreto Legislativo Regional n.º 13/2016/M, de 10 de março.

Foi a primeira vez que a AMRAM abraçou um projeto desta natureza, pelo que houve necessidade de estabelecer contatos com diversas entidades, inclusivamente com a Delegação Regional da Madeira Ordem dos Médicos Veterinários o sentido de dotar-se do conhecimento necessário para a elaboração das peças procedimentais intrínsecas ao procedimento concursal.

À data já foram efetuadas mais de 1000 esterilizações. Estima-se concretizar cerca de 3.910 esterilizações (2.450 canídeos e 1.460 felinos). O número de esterilizações resultou dum diagnóstico concretizado junto de todas as Autarquia da RAM.