A Associação de Municípios da Madeira submeteu o projeto com a designação “RSU MUNICÍPIOS DA MADEIRA – Projeto para aquisição de equipamentos de recolha e deposição de RSU para os Concelhos da RAM” ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos – POSEUR.

Este projeto está inserido numa estratégia de reforço das redes de recolha seletiva existentes: recolha porta a porta, recolha a partir de pontos de entrega e recolha a partir de pontos de recolha móvel junto de locais ou eventos de produção pontual de resíduos.

O Projeto RSU Municípios da Madeira vai investir no aumento dos equipamentos de deposição e recolha, otimizando os circuitos de recolha numa ótica de prevenção da sua produção, de redução dos consumos de energia, e apostar também no alargamento das redes de recolha seletiva de forma a consagrar uma maior abrangência geográfica. Em suma, pretende-se adquirir equipamentos de recolha e deposição de Resíduos Sólidos Urbanos para os Concelhos da RAM.

O projeto tem os seguintes objetivos: a) a valorização material e orgânica dos resíduos urbanos, reduzindo a sua produção; b) aumentar a recolha seletiva e a reciclagem de modo a cumprir as metas definidas pela Direção Regional do Ordenamento do Território e Ambiente – os indicadores de capacidade adicional de reciclagem de resíduos e a taxa de resíduos para utilização e reciclagem.

POSEUR-logos-01