O Exercício “CPX” teve como objetivo testar a capacidade de resposta, dos respetivos postos de comando operacionais, dos Municípios de Funchal, Ribeira Brava, Porto Moniz, São Vicente e Santana, a uma situação de emergência.
Os exercícios de postos de comando – CPX, que decorreram de 25 a 27 de novembro, respetivamente nos Municípios de Ribeira Brava e Porto Moniz (25/11), São Vicente e santana (26/11) e Funchal (27/10), foram exercícios em que a emergência escolhida para cenário foi simulada da forma mais realista possível, mas sem recorrer à movimentação real de meios de intervenção.
Com o exercício, foi possível testar vários cenários nas várias freguesias de cada um dos cinco concelhos, colocando a prova os testes de valências específicas, mormente: avaliação e reconhecimento, busca e salvamento, emergência médica, apoio social, movimentação de populações, avaliação de estruturas, ligação aos órgãos de comunicação social.
Foram instalados, junto de cada Município um “Gabinete de crise”, na generalidade, instalados junto dos respetivos Quarteis dos Bombeiros e que juntou os responsáveis das várias instituições que compõem as respetivas Comissões Municipais de Proteção Civil, entre outras entidades.
Os exercícios decorreram no âmbito do projeto da AMRAM, aprovado pelo Programa Operacional de Valorização do Potencial Económico e Coesão Territorial da Região Autónoma da Madeira (RAM), Programa INTERVIR+.