A formação teve lugar nos dias 20 e 21 de março de 2024 e foi ministrada pelo Dr. Luís Machado Coordenador, desde 2014, da área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga; Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho e Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, a atendimento ao público (balcão único), gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica.

Gerir pessoas e equipas na função pública, principalmente num período no qual as pessoas manifestam maiores níveis de insatisfação e desmotivação é um desafio cada vez mais complexo e exigente. Conhecer bem os processos, procedimentos, regras e legislação aplicável, há muito que se revelou insuficiente para uma gestão eficaz dos serviços, das equipas e das pessoas que os compõem.

Atualmente quem tem a missão de gerir estes serviços, precisa de estar munido de um conjunto de instrumentos e metodologias de organização do trabalho e das equipas que permitam, não só uma gestão mais operacional direcionada para os resultados, mas também uma visão mais global relacionada com a gestão e organização das próprias equipas e pessoas.

O encontro que reuniu cerca de 30 participantes pretendeu abordar o tema da gestão e organização das equipas, quer ponto de vista da sua operacionalização, quer do ponto de vista da capacidade para potenciar o envolvimento, compromisso e satisfação das equipas e pessoas:

  • Organização das equipas;
  • Gestão das atividades no tempo;
  • Identificação / definição das prioridades;
  • Princípios da planificação;
  • O envolvimento e compromisso das equipas com os processos e os resultados;
  • Estratégias e metodologias eficazes de comunicação.