No dia 29 de julho, representantes dos Municípios da Madeira reuniram com o IASAÚDE, IP-RAM – Instituto de Administração da Saúde e Assuntos Sociais, IP-RAM, na sede da AMRAM. O encontro ocorreu no âmbito do Plano de Prevenção e Controlo de Doenças Transmitidas pelo Mosquito Vetor Aedes aegypti, com o objetivo de debater as medidas de rotina, em curso, na luta anti-vetorial, e de contingência, a implementar, na alçada das autarquias.

O IASAÚDE, IP-RAM apresentou uma proposta de programa de intervenção faseado – ciclo entomológico 2016-2017, conforme descrito abaixo:

 

  • “1ª Fase (Inibição Larvar): Controlo com recurso a larvicidas (Bti) nas áreas externas, nomeadamente em sarjetas;
  • 2ª Fase (Inibição Larvar e Controlo da Densidade de Adultos): Controlo nas edificações públicas, as quais são consideradas críticas em termos de vulnerabilidade ao A. aegypti, as intervenções referidas terão por base as metodologias de aplicação manual de larvicidas, atomização, pulverização e nebulização.
  • 3ª Fase (Controlo da Densidade de Adultos): Controlo de amplitude urbana, tendo por base a intervenção por métodos químicos nos arruamentos.”