O Presidente da AMRAM, Pedro Calado, participou no final da semana passada, em Ponta Delgada – Açores, nas reuniões do Conselho de Administração e da Assembleia Geral da CMU – Confederação de Municípios Ultraperiféricos. Para além da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, o encontro contou com a presença da AMRAA – Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, da FECAM – Federação Espanhola de Municípios e da ANMCV – Associação Nacional dos Municípios de Cabo Verde.
Da ordem de trabalhos constaram vários assuntos como a nomeação dos novos membros dos órgãos sociais da CMU. Em cumprimento com o estipulado estatutariamente, a Presidência da CMU em 2023, será exercida pela FECAM – Federação Espanhola de Municípios. Em 2024, caberá à AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira presidir àquele órgão.
No citado encontro foram abordados vários projetos a candidatar ao novo quadro comunitário de apoio, em áreas transversais às Associações de Municípios e aos seus Municípios. O novo quadro permite a participação de sete países terceiros – Cabo Verde, Costa do Marfim, Gâmbia, Gana, Mauritânia, Senegal e São Tomé e Príncipe.