OBJETIVOS
Identificar o estilo pessoal de comunicação;
Conhecer o processo de comunicação;
Conhecer os vários estilos comunicacionais;
Desenvolver competências para uma comunicação assertiva;
Caracterizar o relacionamento interpessoal no trabalho;
Identificar as relações entre o trabalho de equipa e comunicação interpessoal;
Principais dificuldades no relacionamento interpessoal;
Identificar as necessidades individuais e necessidades da equipa;
Identificar estratégias e técnicas para lidar em situações de conflito no trabalho em equipa.
PROGRAMA
1. OS FACTORES QUE INFLUENCIAM O RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
1.1. A perceção;
1.2. A personalidade;
1.3. Os papéis e o contexto;
1.4. As expectativas e os estereótipos.
2. A COMUNICAÇÃO
2.1. Direção e sentido da comunicação;
2.2. Saber ouvir/escuta ativa;
2.3. A importância do feedback;
2.4. Barreiras à comunicação;
2.5. As funções da comunicação.
3. TÉCNICAS DE COMUNICAÇÃO
3.1. Comunicação verbal;
3.2. Comunicação não-verbal;
3.3. As atitudes de comunicação:
3.3.1. Atitudes que dificultam a comunicação;
3.3.2. Atitudes que facilitam a comunicação.
4. RELAÇÕES INTERPESSOAIS
4.1. O processo de relacionamento interpessoal;
4.2. O poder do comportamento na gestão dos relacionamentos;
4.3. Caraterísticas inatas e caraterísticas aprendidas no processo relacional.
5. O CONFLITO NO RELACIONAMENTO INTERPESSOAL
5.1. Os tipos de conflito;
5.2. A gestão dos conflitos;
5.3. A assertividade na resolução de situações de conflito;
5.4. A resolução de conflitos sem agressividade.
FORMADOR
Dr. Luís Machado
Síntese Curricular
Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.
DESTINATÁRIOS
MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais
HORÁRIO
9h00 Início dos trabalhos 14h00 Reinício
11h00 Pausa para café 16h00 Pausa para café
12h30 Pausa para almoço livre 17h30 Encerramento
INSCRIÇÕES
Até dois participantes por Município.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 13 de junho de 2023.
(Só serão aceites mais do que 3 participantes por Município, caso não estejam preenchidas, naquela data, o número limite de inscrições, sendo dada prioridade à ordem de receção das inscrições).
Inclui:
Documentação;
Certificado de participação.
CANCELAMENTO DA AÇÃO
A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.
INFORMAÇÕES
Dra. Zélia Rodrigues
Telef.: 291 200 730
COVID-19
Os formandos que participem na formação deverão adotar as regras já conhecidas de etiqueta respiratória (uso de máscara) e de distanciamento social, assegurando as medidas e cuidados necessários à proteção individual e coletiva.
Formulário de inscrição
Informação sobre o tratamento de dados pessoais e consentimento (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): DownloadAs reservas estão fechados para este evento.