OBJETIVOS
- Compreender os efeitos da ação individual no comportamento da equipa.
- Desenvolver relações eficazes com os elementos da equipa.
- Compreender a importância da comunicação na liderança de equipas.
- Aumentar a flexibilidade através da adoção de comportamentos apropriados a cada situação.
- Compreender o impacto da dimensão emocional da sua equipa.
- Proporcionar uma visão clara das estratégias mais eficazes nos diferentes tipos de conflito.
- Adotar uma atitude assertiva no processo de gestão de conflitos.
- Conhecer as principais causas dos conflitos internos nas equipas.
- Adquirir técnicas comportamentais que utilizem a inteligência emocional como fator criativo para ajudar a resolver conflitos interpessoais.
- Encorajar o envolvimento e motivação dos seus colaboradores.
- Otimizar o desempenho da equipa e impulsionar o seu desenvolvimento.
- Reconhecer as especificidades e aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
- Mobilizar ativamente o potencial individual de modo a contribuir para a excelência do trabalho em equipa.
- Desenvolver estratégias de resolução ativa de problemas
- Potenciar junto dos outros elementos da equipa comportamentos construtivos para facilitar a obtenção de soluções.
PROGRAMA
1 – ORGANIZAÇÃO DE EQUIPAS
1.1. Identificar a organização como um sistema de papéis e qual o papel de cada colaborador
1.2. A dinâmica das equipas
1.3. Organização do trabalho de equipa
1.4. Comunicar eficazmente com a equipa
1.5. Fatores de sucesso nas equipas
1.6. Gestão de conflitos em contexto de equipa
1.7. O feedback como estratégia de comunicação.
2 – MOTIVAÇÃO
2.1. Definição de motivação
2.2. O processo de motivação individual e coletivo
2.3. Motivação, frustração e satisfação
2.4. Orientação da equipa para a mudança
2.4.1. Comportamentos mobilizadores de motivação
2.4.2. Técnicas de motivação individual
2.4.3. Técnicas de motivação de equipas
3 – LIDERANÇA
3.1. Os estilos de liderança
3.2. Novos estilos de liderança de equipas de trabalho
3.3. Diagnóstico do estilo pessoal de gestão de cada participante
3.4. A liderança situacional
4 – DIREÇÃO E ANIMAÇÃO DE EQUIPAS
4.1. Comunicação na equipa de trabalho
4.2. Competências interpessoais de condução de equipas
4.3. A condução da equipa
4.3.1. Comportamento de tarefa
4.3.2. Comportamento de relação
4.3.3. Flexibilidade de estilo de condução da equipa
4.4. A reunião no contexto da gestão do tempo, da planificação e da eficácia da equipa
5 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL
5.1. Domínios da inteligência emocional
5.2. As competências chave da I.E.
5.3. A importância das competências de inteligência emocional para a gestão dos conflitos e do stress
5.4. Inteligência Emocional – Reconhecer e Gerir as Emoções
6. RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E TOMADA DE DECISÃO
6.1. Aplicação de metodologias para a análise e resolução de problemas
6.2. Solução sistemática de problemas, através da utilização de métodos e ferramentas de apoio à sua resolução
6.3. Métodos de análise e avaliação da informação nos processos de decisão
6.4. Compreender as influências racionais e emocionais nas decisões individuais
7. CONTROLO DE OBJETIVOS
7.1. A definição dos objetivos
7.2. Os vários tipos de controlo
7.3. Monitorização para o desenvolvimento
8. INOVAÇÃO
8.1. Flexibilização dos comportamentos para a adaptação à mudança
8.2. Desenvolvimento da agilidade mental
8.3. A resolução de problemas com recurso à criatividade
8.4. Abordagens da criatividade: aplicação prática aos problemas do dia a dia
9. GESTÃO DE REUNIÕES
9.1. Importância e impacto das reuniões
9.2. Tipologias de reunião
9.3. Preparar reuniões
9.4. Condução da reunião
9.5. Compromisso e monitorização dos resultados da reunião
10. A DELEGAÇÃO
10.1. O conhecimento da equipa
10.2. A orientação pós delegação
10.3. Acompanhamento e follow up
10.4. O feedback
FORMADOR
Dr. Luís Machado
Síntese Curricular
- Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
- Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
- Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
- Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
- Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
- Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
- Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
- Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.
DESTINATÁRIOS
MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais
HORÁRIO
9h00 Início dos trabalhos 14h00 Reinício
11h00 Pausa para café 16h00 Pausa para café
12h30 Pausa para almoço livre 17h30 Encerramento
INSCRIÇÕES
Até dois participantes por Município.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 31 de maio de 2021.
(Só serão aceites mais do que 3 participantes por Município, caso não estejam preenchidas, naquela data, o número limite de inscrições, sendo dada prioridade à ordem de receção das inscrições).
Inclui:
- Documentação;
- Certificado de participação.
CANCELAMENTO DA AÇÃO
A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.
INFORMAÇÕES
Dra. Zélia Rodrigues
Telef.: 291 200 730
COVID-19
Os formandos que participem na formação deverão adotar as regras já conhecidas de etiqueta respiratória (uso de máscara) e de distanciamento social, assegurando as medidas e cuidados necessários à proteção individual e coletiva.
Formulário de inscrição
Informação sobre o tratamento de dados pessoais e consentimento (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): DownloadAs reservas estão fechados para este evento.
Informação sobre o vínculo do trabalhador com o Município (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): Download