A semana passada, a AMRAM realizou exercícios para testar a operacionalidade dos Planos Municipais de Emergência de Proteção Civil (PMEPC), nos Municípios de Funchal, Ribeira Brava, Porto Moniz e São Vicente.

Os exercícios ocorreram duas semanas após a realização dos exercícios em sala, denominados CPX, em cada um dos respetivos Municípios.

Este tipo de ações “no terreno” servem, no âmbito do planeamento, para promover ações de avaliação, aferição e teste aos procedimentos de resposta a situações de emergência instituídos.

Num patamar tático e operacional, o exercício serviu igualmente de base à recolha de contributos para o Serviço Municipal de Protecção Civil (SMPC) dos Municípios envolvidos e para o aperfeiçoamento do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil (PMEPC).

Os principais objetivos definidos para o exercício “LIVEX”, além do treino operacional, foram os seguintes:

  • Operacionalizar a versão em análise do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil na componente dos mecanismos de direção, comando e controlo, do reconhecimento avançado, da resposta imediata e de médio-prazo, da avaliação de estruturas, apoio social, apoio logístico e da gestão de informação;
  • Exercitar a articulação operacional entre o Serviço Municipal de Proteção Civil e o Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM;
  • Exercitar a articulação operacional entre o Posto de Comando e o Serviço Municipal de Proteção Civil;
  • Exercitar o comando e controlo, e a gestão dos meios disponíveis para as ações de resposta a este tipo de evento;
  • Exercitar a capacidade de resposta do SMPC nas situações acima referidas;
  • Exercitar a capacidade de resposta das entidades externas a envolver;
  • Testar a estrutura de comando e controlo e a arquitetura dos sistemas de comando, comunicações e apoio à decisão;
  • Testar a capacidade e operacionalização das diversas zonas de apoio e de logística, definidas no PMEPC.

Esta atividade insere-se no projeto da AMRAM, aprovada pelo Programa Operacional de Valorização do Potencial Económico e Coesão Territorial da Região Autónoma da Madeira (RAM), Programa INTERVIR+, que prevê, nomeadamente, a elaboração dos PMEPC dos Municípios de Calheta, Câmara de Lobos, Machico, Santa Cruz e Porto Santo.

 

intervir-qren-ue-logos-01