A AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, em parceria com as congéneres dos Açores (AMRAA – Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores) e das Canárias (FECAM – Federação Canária de Municípios) participa no Fórum Intermunicipal de Intercâmbio de Experiências em Prevenção de Riscos que se iniciou hoje em Gran Canárias. No primeiro dia do evento foram abordados diferentes temas relacionados com a prevenção e gestão de riscos nos diferentes Municípios da Madeira, Açores e Canárias.
Esta iniciativa insere-se no âmbito das actividades do projecto PREMUMAC – Preparação dos Municípios da Macarronesia para Situações de Catástrofe, financiado pelo Programa de Cooperação Transnacional Madeira – Açores – Canárias 2007 – 2013.
Pela AMRAM, participaram no Fórum PREMUMAC, o Presidente da AMRAM, Roberto Silva, o Presidente da Câmara Municipal de Santana, o Presidente da Câmara Municipal do Porto Moniz, o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Brava, o Vereador da Câmara Municipal de São Vicente (com o pelouro da Protecção Civil) e o Director Departamento Protecção Civil e Bombeiros da Câmara Municipal do Funchal.
Após diagnóstico realizado junto dos Municípios da Madeira sobre esta temática, foi deliberado pela Assembleia Intermunicipal, que pela AMRAM, beneficiarão directamente da actividade do projecto relacionada com “Elaboração de Planos Municipais de Emergência e Carta de Risco”, os seguintes Municípios: Santana, São Vicente, Porto Moniz e Ribeira Brava.
Este encontro pretende ser um ponto central para que os diferentes participantes na gestão das emergências intercambiem ferramentas, partilhem conhecimentos, experiências e boas práticas como também instrumentos políticos que contribuam para tornar a gestão sustentável e douradora.