O Presidente da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, Roberto Paulo Cardoso da Silva, participou nas VIII Jornadas Autárquicas das Regiões Ultraperiféricas da União Europeia e Cabo Verde que se celebraram na cidade de Ponta Delgada (Açores) de 9 a 11 de Junho de 2010. Estiveram também presentes Autarcas e Técnicos das Associação de Municípios dos Açores, Canárias, Martinica, Guadalupe e Guayana.
O Presidente da AMRAM, destacou a importância da realização deste evento, numa altura particularmente importante para os Municípios e Regiões Ultraperiféricas, pois “discutem-se importantes dossiers como sejam o futuro orçamento europeu, a arquitectura da nova política de coesão pós 2013 e o futuro da Política Agrícola Comum. Ao que acresce a conjuntura de crise financeira e económica que assola a Europa e o Mundo, as inovações introduzidas pelo Tratado de Lisboa e a nova dinâmica da Estratégia Europa 2020. Estas Jornadas são pois uma oportunidade extraordinária para a luz da actual conjuntura definirmos estratégias comuns para enfrentar problemas idênticos e dar a conhecer aos organismos regionais e às instituições nacionais e europeias a nossa realidade ímpar justificativa de uma política europeia específica”.
Para além do Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, assistiram às Jornadas uma delegação de Presidentes de Câmara da Madeira (José Alberto de Freitas Gonçalves e Emanuel Sabino Vieira Gomes, ambos Vogais do Conselho Directivo da AMRAM) e diversos representantes dos Municípios e das Juntas de Freguesia da Região Autónoma da Madeira.
A convite da AMRAM, participaram também nas VIII Jornadas Autárquicas, como Oradores, a Dra. Rubina Maria Branco Leal Vargas, Vereadora da Câmara Municipal do Funchal, o Dr. Rui Manuel Nobrega da Paixao, Chefe de Divisão da Direcção de Serviços das Autarquias Locais – Secretaria Regional do Plano e Finanças e o Dr. Luís Araujo, Administrador do Grupo Pestana.