No passado mês de janeiro foi possível iniciar os serviços para a realização das esterilizações para os lotes dos animais errantes provenientes dos concelhos da Calheta, Ponta do Sol, Porto Moniz, Ribeira Brava e Santa Cruz, estando a AMRAM a diligenciar para a concretização das esterilizações nos restantes concelhos.

Estima-se concretizar cerca de 5.000 esterilizações, durante os próximos dois anos. O número de esterilizações resultou dum diagnóstico concretizado junto de todas as Autarquia da RAM.

Os serviços de esterilização a prestar pretendem ser um contributo da AMRAM para com os seus Municípios associados, na sequência das obrigações que decorrem para estes do disposto no Decreto Legislativo Regional n.º 13/2016/M, de 10 de março.

Contribuir para o controlo da população de animais errantes da RAM e fomentar a esterilização, enquanto meio de controlo da reprodução de animais errantes, é o enfoque do procedimento, que tem conjeturado a realização de uma Campanha assente na esterilização de animais abandonados e errantes dos Municípios da RAM.