No âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) está a ser ultimado o Aviso de abertura de concurso | Investimento C19-i08 Territórios Inteligentes – AMA | N.º xx/C19-i08/2024 “Territórios Inteligentes: Aquisição de plataformas verticais, serviços de integração e analítica de dados”, que prevê “a generalização a nível nacional de plataformas especializadas na gestão inteligente das diversas áreas de atividade dos municípios, promovendo uma gestão mais eficiente, sustentável e facilitadora da vida do cidadão”.

 A Estratégia Nacional de Territórios Inteligentes (ENTI) é uma medida prevista no Pilar III – Digitalização do Estado, do Plano de Ação para a Transição Digital, aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 30/2020, de 21 de abril, e no Programa do XXIII Governo Constitucional, enquanto medida catalisadora da transição digital, no âmbito da sociedade digital, da criatividade e da inovação, enquanto desafio estratégico.

Nesse sentido teve lugar ontem, ao início da manhã, uma reunião conjunta entre a AMRAM, os Municípios associados e Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA).

No encontro, a AMA procedeu à explicação do Aviso, sendo a AMRAM e as autarquias locais da RAM entidades elegíveis.

A dotação afeta ao presente concurso é de 10.470.000,00€