A CMU – Confederação de Municípios Ultraperiféricos, foi constituída a 24 de Janeiro de 2003 pelas Associações de Municípios da Madeira (AMRAM) de Canárias (FECAM), e dos Açores (AMRAA). Mais tarde, foram incorporadas as Associações de Municípios dos Departamentos Ultramarinos Franceses (Guadalupe, Guiana Francesa e Martinicia). Também, é membro associado da CMU a Associação de Municípios de Cabo Verde. Em fase de incorporação estão as associações de St. Martin e St. Barthélémy.
Na CMU estão representados 205 municípios, que representam cerca de 3,6 milhões habitantes.
A Presidência é rotativa e neste momento é desempenhada pelo Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira.

Em alinhamento com os seus estatutos, o Conselho de Associação da Confederação de Municípios Ultraperiféricos vai reunir no próximo dia 26 de Novembro em Bruxelas. Da agenda de trabalhos do conselho de administração CMU constam as actividades do segundo semestre, as próximas Jornadas Autárquicas, os projectos do Programa de Cooperação Transnacional Madeira – Açores – Canárias bem como contactos a desenvolver em Bruxelas.

A reunião acontece em Bruxelas porque o conselho de administração da Confederação de Municípios Ultraperiféricos pretende o apoio da Comissão Europeia em matérias de importância na definição de políticas europeias aplicáveis aos Municípios Ultraperiféricos como seja o acesso directo a fundos comunitário.

Nesse sentido a CMU tem confirmadas diversos reuniões, nomeadamente com os seguintes organismos:
– Comissão Europeia – reunião com um Membro do Gabinete do Dr. Durão Barroso, responsável pelas RUP’s;
– CRPM – Conference of Peripheral Maritime Regions;
– AER – L’Assemblée des Régions d’Europe
– Eurodeputados

A confederação participará ainda no Fórum do Diálogo Intercultural entre as Cidades e as Regiões, que tem lugar no Comité das Regiões nos dias 25 e 26 de Novembro de 2008.