A Assembleia Intermunicipal da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira aprovou esta manhã, por unanimidade, o Orçamento e as Opções do Plano da Associação para o ano de 2014.
No atual contexto de grande crise económica e de grandes restrições financeiras, pretende-se que a atividade da AMRAM seja cada vez mais influenciada pela sua capacidade em criar novos processos de financiamento, quer ao nível da otimização de receitas atuais quer ao nível dos financiamentos externos, com grande ênfase na União Europeia.
O ano de 2014 será um ano de transição no quadro da implementação de uma nova estratégia comunitária 2020 que irá reunir um conjunto de alterações estruturais face ao programa quadro 2007-2013 no que respeita aos fundos comunitários.
Reconhecendo as necessidades de investimento estratégico em áreas e setores que são comuns às autarquias madeirenses e que possam contribuir de forma incisiva na resolução de problemas e situações conjuntas, as Opções do Plano da AMRAM para o exercício económico de 2014 e seguintes, para além das atividades como o Jogo Instantâneo, a Formação, os projetos de parceria, assentam também em novas áreas como a eficiência energética, o E-Government, o ambiente, a modernização administrativa, a requalificação e regeneração urbana, a coesão social e a assunção de políticas de criação de emprego. Entende-se que a AMRAM deve levar a cabo novas políticas e projetos estruturantes planeando a sua estratégia paralelamente ao projeto europeu 2020.
O orçamento global da AMRAM previsto para 2014 é de cerca de 1,7 milhões de euros, entre despesas com projetos de investimentos, despesas correntes e custos com a exploração do Jogo Instantâneo.