Entre os dias 28 e 29 de maio, decorre na sede da AMRAM, uma ação de formação subordinada ao tema “Modelos e metodologias de gestão por objetivos na função pública”. Participam na ação 23 formandos provenientes das Câmaras Municipais associadas da AMRAM.

A ação é ministrada pelo Dr. Luís Machado, detentor de Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia, desde 2014 Coordenador da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga e colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho, bem como formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas, foi o formador convidado para realizar a ação de formação.

A gestão por objetivos na Função Pública tem encontrado alguns desafios que têm criado vários constrangimentos no desempenho das pessoas e serviços. Normalmente, falar sobre gestão por objetivos é equivalente a falar em sistema de avaliação do desempenho dos trabalhadores, o que limita seriamente a aplicação de um modelo de gestão contínua dos serviços e do desempenho individual e coletivo, tendo por base os princípios fundamentais desta metodologia. Com esta ação pretende-se que os participantes adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para implementar e gerir um sistema de gestão por objetivos nas organizações públicas.

O objetivo principal da ação foi efetuar uma abordagem geral da tramitação do processo de contraordenação e de execução fiscal e visa facultar os formandos dos conhecimentos necessários sobre as regras processuais do processo de contraordenação e do processo de cobrança coerciva dos tributos municipais.

A ação tem como objetivos principais promover o desenvolvimento de competências de realização de entrevistas e de negociação das chefias, desenvolver o conhecimento sobre os aspetos teóricos e práticos acerca da formulação de objetivos por parte das chefias e colaboradores e proceder à identificação dos objetivos a atingir e à respetiva formulação e operacionalização.

O encontro enquadra-se ao abrigo do Programa M2030 – Programa Regional da Madeira 2021-2027, e beneficia de uma comparticipação financeira do FSE+-Fundo Social Europeu Mais à operação com o código M2030-FSE+-01506500, designada por FORMAÇÃO DOS TRABALHADORES DA ADMINISTRAÇÃO PUBLICA LOCAL – AMRAM – 2024/2025, apresentada pelo beneficiário 511027303-ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DA REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA, nos termos do Aviso de Abertura de Candidatura n.º M2030-2024-17.