A atividade de Formação tem merecido uma forte aposta da AMRAM enquanto fator determinante para o desenvolvimento e melhoria do desempenho dos serviços da Administração Local, através da valorização dos seus quadros, contribuindo para o aperfeiçoamento e a modernização da administração autárquica, através da formação dos seus agentes.

Atendendo às múltiplas alterações legislativas que temos assistido e certos da importância de que os Recursos Humanos que desempenham funções nos Municípios disponham dos conhecimentos conducentes ao bom desempenho das suas funções, a AMRAM tem dado o seu contributo, desde 2007, através da organização de ações formativas destinadas aos Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias de todos os Municípios da RAM.

A resposta obtida dos Municípios tem sido bastante positiva, razão pela qual a AMRAM abre agora o seu Plano de Formação para o corrente ano de 2022.

O Plano de Formação para 2022, foi antecedido de um Questionário, entre agosto e setembro de 2021, sobre as necessidades de formação de todos os municípios. Após a recolha de dados, estes foram devidamente analisados, tendo sido gerado um relatório, que serviu de base à definição do Plano Formativo da Associação.

O Plano Formativo da Associação, que prevê a realização de 18 ações em 2022, contempla uma multiplicidade de abordagens a diversos temas como a contratação publica, o Orçamento de Estado, o SNC-AP, a gestão ambiental, o Pessoal, a urbanização, o licenciamento, a modernização administrativa, entre outros.

A AMRAM obteve a aprovação da sua candidatura, que prevê o financiamento das ações de formação para 2022, apresentada ao Instituto para a Qualificação, IP-RAM (IQ, IP-RAM), na qualidade de Organismo Intermédio.

Para hoje (31/01) está agendada a formação relacionada com o tema “GESTOR DO CONTRATO NA CONTRATAÇÃO PÚBLICA – RESPONSABILIDADE E FUNÇÕES.

Este é, para além de outros, um que tem sempre muita aderência dos municípios, pelo que a sala da Assembleia municipal do Funchal deve receber hoje cerca de 40 participantes.

A formadora desta ação é a Dra. Andreia Magalhães, atualmente a exercer funções de Chefe da Unidade de Compras dos Serviços Partilhados da Universidade do Porto.

O encontro insere-se no âmbito da candidatura apresentada pela AMRAM ao Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020 na Prioridade de Investimento (PI) 11.d.i  – Aviso FSE: M1420-63-2021-12 | Candidatura: M1420-10-5763-FSE-000013.