Decorreu na cidade da Cayenne, Guiana Francesa, o Conselho de Administração da CMU – Confederação de Municípios Ultraperiféricos, cuja Presidência será assumida, já a partir de julho de 2014, pela AMRAM em substituição da Associação de Municípios da Guiana.

Para o Presidente da AMRAM, a passagem de testemunho acontecerá num momento fulcral em termos políticos, segunda semana de julho, depois das eleições europeias de 25 de maio, com o Parlamento Europeu constituído e provavelmente a Comissão Europeia, sendo fundamental nesta fase que os Municípios ultraperiféricos se façam ouvir.

Paralelamente ao encontro da CMU, decorreu, entre os dias 27 de fevereiro e 02 de março as XI JORNADAS DOS MUNICÍPIOS DAS REGIÕES ULTRAPERIFÉRICAS DA UNIÃO EUROPEIA E CABO.

As Jornadas realizaram-se no âmbito do Projecto “JARUP II – Jornadas Autárquicas sobre Politica de Desenvolvimento Sustentável” subscrito ao Programa de Cooperação Transnacional MAC 2007-2013, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), tendo como parceiros a AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, a FECAM – Federação Canária de Municípios, a AMRAA – Associação de Municípios da Região Autónoma dos Açores, a Associação Nacional de Municípios de Cabo Verde e as Associações de Municípios da Guiana, da Martinica e de Guadalupe.

O evento reuniu Autarcas da Madeira, Açores, Canárias, Guiana Francesa, Guadalupe e Martinica, e tiveram como objetivo debater temáticas relacionadas com o problema do emprego nos Municípios das RUP’s e cooperação entre os Municípios das Regiões Ultraperiféricas.

Os trabalhos foram divididos em três painéis temáticos: Painel I – “A Rede de Emprego das RUP’s”; Painel II – Cooperação Intra e Extra RUP” e Painel III – Oportunidades de Cooperação Intra-RUP no âmbito dos empregos verdes.

A Sessão Solene de Abertura, foi presidida pelo Vice-presidente da Região de Guiana. A par da intervenção na sessão solene de abertura do Presidente da Associação de Municípios da Madeira, Paulo Cafôfo, pela Madeira, as intervenções foram as seguintes:

TEMA: POTENCIAL DE COOPERAÇÃO NO SETOR CULTURAL
PAULO ALEXANDRE NASCIMENTO CAFÔFO
Presidente do Conselho Executivo da AMRAM e Presidente da Câmara Municipal do Funchal .

 

foto2 foto4