Decorre, hoje, nas instalações da AMRAM uma formação sobre “a prestação de contas (em regime POCAL e SNC-AP) e a conceção e análise de um sistema de indicadores de gestão nos Municípios.

A ação de formação, que teve início ontem, pretende nomeadamente analisar o contexto das finanças locais e a evolução recente ocorrida ao nível do quadro legal no que se refere à gestão orçamental e financeira dos municípios, assinalar a importância da elaboração de orçamentos de rigor e, consequentemente, do cumprimento das regras previsionais previstas no POCAL, para a sustentabilidade futura das finanças municipais, conhecer as principais características do POCAL e reconhecer as suas potencialidades enquanto sistema de informação para a gestão, conhecer, ainda que em termos genéricos, o novo sistema contabilístico para as Autarquias Locais, o SNC-AP, distinguir as especificidades da contabilidade pública face à contabilidade das entidades com fins lucrativos, reconhecer as principais necessidades dos utilizadores da informação produzida pelos Municípios e conceber um modelo de análise da situação dos Municípios baseado na construção de indicadores de gestão e analisar e interpretar os seus resultados.

A formação foi orientada pela Dra. Sónia Barbosa, Chefe de equipa multidisciplinar da Inspeção-Geral de Finanças na área do Controlo da Administração Local Autárquica.

O encontro insere-se no âmbito da candidatura apresentada pela AMRAM ao Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020 na Prioridade de Investimento (PI) 11.d.i  – Aviso FSE: M1420-63-2017-25.