Ao abrigo do protocolo celebrado entre o Centro Nacional de Cibersegurança (CNCS) e a AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, realizou-se, nas instalações da Universidade da Madeira, entre os dias 22 de outubro e 8 de novembro, com uma duração de 35 horas e com a presença de 26 formandos oriundos das Câmaras Municipais associadas da AMRAM e também das funcionárias do quadro da Associação, a ação de formação subordinada ao tema “Fundamentos base de Cibersegurança | 2 ECTS”.
Pretendeu-se formar colaboradores de diferentes áreas não-técnicas (i.e., não ligadas à Cibersegurança) de forma a dotar os mesmos de conhecimentos base em Cibersegurança, legislação, ciberhigiene, relacionamento interpessoal e privacidade e proteção dos dados da organização, e bem assim propiciar uma preparação mais robusta no sentido de evitar potenciais falhas humanas que acarretem problemas em termos de Cibersegurança nos seus locais de trabalho, além de os dotar de capacidade de detetar situações incomuns e prevenir problemas.
A formação foi ministrada pelo Doutor Eduardo Marques, Doutorando em Engenharia Informática, especialização em Sistemas Distribuídos e Redes, pela Universidade da Madeira (UMa).
Atualmente, é Professor Auxiliar na Universidade da Madeira, participando nos últimos anos nas disciplinas Sistemas Operativos, Gestão de Sistemas e Redes e Segurança em Sistemas de Comunicação, e ainda como formador na Academia Cisco.
É ainda investigador nos domínios da segurança e gestão de redes de dados. Foi, entre 2017 e 2021, responsável pela Supervisão do Desenvolvimento de Aplicações e Telecomunicações da Universidade da Madeira.