O Curso “Planeamento de Emergências”, com a duração de 35 horas, termina amanhã e encerra, assim, o ciclo de ações formativas promovidas pela Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, no âmbito do projeto PROCIVMAC – Gestão Ambiental para a Prevenção de Catástrofes, cofinanciado pelo Programa de Cooperação Transnacional MAC 2007-2013.
Para além dos Técnicos Municipais das Autarquias da Madeira, participam na formação os parceiros do projeto PROCIVMAC, Dr. Nemesio Perez, Diretor do ITER – Instituto Tecnológico Y de Energías Renovables e Antero Alfama, Vice-Presidente da Câmara Municipal do Sal – Cabo Verde.
A formação tem como principais objetivos dotar os formandos com os conhecimentos teóricos e práticos necessários a: contextualizar a elaboração de planos de emergência nos processos de planeamento; interpretar e aplicar os Critérios e Normas Técnicas para a Elaboração dos Planos de Emergência; e elaborar, validar e operacionalizar um Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.
O projeto PROCIVMAC é um projeto de parceria entre a Associação de Municípios da Madeira, a Associação de Municípios dos Açores, a Câmara Municipal do Sal (Cabo Verde) e o ITER – Instituto Tecnológico e de Energias Renováveis (Canárias).