OBJETIVOS
- Proporcionar uma visão clara das estratégias mais eficazes nos diferentes tipos de conflito.
- Adotar uma atitude assertiva no processo de gestão de conflitos.
- Conhecer as principais causas dos conflitos internos nas equipas.
- Conhecer e implementar estratégias de resolução eficaz de conflitos no local de trabalho.
- Reconhecer as especificidades e aspetos essenciais para o sucesso no trabalho em equipa.
- Maximizar e desenvolver relações de trabalho produtivas em contexto de equipa de trabalho.
- Responder de forma eficaz aos desafios que se colocam às equipas.
- Mobilizar ativamente o potencial individual de modo a contribuir para a excelência do trabalho em equipa.
- Potenciar junto dos outros elementos da equipa comportamentos construtivos para facilitar a obtenção de soluções.
PROGRAMA
1 – RELAÇÃO INTERPESSOAL E CONFLITO
1. A vitalidade do conflito para a relação interpessoal, para o grupo e para a organização
2. Os vários níveis de conflito
2.1. Conflitos intrapessoais
2.2. Conflitos interpessoais
2.3. Conflitos organizacionais
3. A dinâmica do conflito
2 – A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS PELA ASSERTIVIDADE
1. A assertividade no contexto do quotidiano profissional
2. Atitudes funcionais e disfuncionais
2.1. A agressividade
2.2. A passividade
2.3. A manipulação
2.4. Autodiagnóstico do comportamento individual
3. Desenvolvimento da assertividade
3.1. Autoafirmação
3.2. Direitos assertivos correspondentes à responsabilidade
3.3. Reação à crítica
3.4. Reação a ameaças
4. Expressão de sentimentos positivos
4.1. O papel do reconhecimento
4.2. O papel do autorreconhecimento
5. Expressão de sentimentos negativos
5.1. Trabalho de perceção interpessoal: Objetivação
5.2. Técnica do relaxamento
5.3. Empatia
6. Desenvolvimento assertivo no interlocutor
6.1. Papel do feed-back
6.2. Papel do reforço
7. Assertividade e gestão do tempo
8. Assertividade e comunicação
9. Assertividade e bem-estar pessoal: uma forma de estar
3 – O DESENVOLVIMENTO DE EQUIPAS
1. Fases de desenvolvimento de uma equipa
1.1. A gestão dos relacionamentos dentro da equipa
1.2. Comportamentos pro e anti equipa
1.3. A otimização de procedimentos e sistemas de comunicação com uma atitude de interajuda positiva e interdisciplinar
2. Identificação de padrões de comportamento de cada profissional
2.1. Identificação e desenvolvimento de motivadores intrínsecos
2.2. Mapeamento e desenvolvimento de competências
2.3. Identificação de pontos fortes e áreas a serem desenvolvidas
3. O relacionamento interpessoal
4. Caraterísticas de uma equipa eficaz
4.1. Competição VS. Cooperação
FORMADOR
Dr. Luís Machado
Síntese Curricular
- Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
- Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
- Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
- Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
- Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
- Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
- Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
- Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.
DESTINATÁRIOS
MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais
LOCAL DE REALIZAÇÃO
Edifício Sede da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira * Rua da Mouraria n.º 44 e 46 * 9004-508 Funchal.
HORÁRIO
9h00 Início dos trabalhos 14h00 Reinício
11h00 Pausa para café 16h00 Pausa para café
12h30 Pausa para almoço livre 17h30 Encerramento
INSCRIÇÕES
As inscrições devem ser feitas até ao dia 3 de maio de 2018.
Inclui:
- Documentação;
- Certificado de participação.
CANCELAMENTO DA AÇÃO
A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.
INFORMAÇÕES
Dra. Zélia Rodrigues
Telef.: 291 200 730
Formulário de inscrição
Informação sobre o tratamento de dados pessoais e consentimento (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): DownloadAs reservas estão fechados para este evento.