Quando

28/05/2025 - 29/05/2025    
9:00 am - 5:30 pm
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ENQUADRAMENTO
A gestão por objetivos na Função Pública tem encontrado alguns desafios que têm criado vários constrangimentos no desempenho das pessoas e serviços. Normalmente, falar sobre gestão por objetivos é equivalente a falar em sistema de avaliação do desempenho dos trabalhadores, o que limita seriamente a aplicação de um modelo de gestão contínua dos serviços e do desempenho individual e coletivo, tendo por base os princípios fundamentais desta metodologia. Com esta ação pretende-se que os participantes adquiram os conhecimentos e as competências necessárias para implementar e gerir um sistema de gestão por objetivos nas organizações públicas.

OBJETIVOS
No final da formação, os participantes deverão ser capazes de:
• Promover o desenvolvimento de competências de realização de entrevistas e de negociação das chefias;
• Desenvolver o conhecimento sobre os aspetos teóricos e práticos acerca da formulação de objetivos por parte das chefias e colaboradores;
• Proceder à identificação dos objetivos a atingir e à respetiva formulação e operacionalização.

PROGRAMA
1. O CONCEITO E OS BENEFÍCIOS DA GESTÃO POR OBJETIVOS
• O conceito da gestão por objetivos;
• Os princípios e as etapas da gestão por objetivos;
• Os fatores críticos de sucesso da gestão por objetivos;
• Os desafios e as dificuldades da gestão por objetivos.

2. O FOCO NOS OBJETIVOS E O DESEMPENHO DE EXCELÊNCIA
• A importância de ter um propósito claro e inspirador;
• A relação entre os objetivos e a motivação dos trabalhadores;
• As características dos trabalhadores de alta performance;
• As estratégias para manter o foco nos objetivos.
3. FORMULAÇÃO E AVALIAÇÃO DE OBJETIVOS
• O conceito e os critérios dos objetivos SMART (específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes e temporais);
• Os tipos e os níveis de objetivos (estratégicos, operacionais, individuais e coletivos);
• As técnicas para formular e redigir objetivos SMART;
• Os indicadores e as fontes de informação para medir o cumprimento dos objetivos;
• Os métodos e os instrumentos para avaliar o desempenho dos trabalhadores em função dos objetivos.
4. ACOMPANHAMENTO INFORMAL E CONTÍNUO DOS TRABALHADORES
• A importância do acompanhamento informal dos trabalhadores como forma de apoio, orientação e reconhecimento;
• As vantagens do acompanhamento informal;
• As formas e as frequências do acompanhamento informal (reuniões, conversas, visitas, etc.);
• As competências necessárias para realizar um acompanhamento informal eficaz (escuta ativa, comunicação assertiva, empatia, etc.).
5. FEEDBACK E MELHORIA CONTÍNUA
• O conceito e os benefícios do feedback como ferramenta de desenvolvimento pessoal e profissional;
• Os tipos e as características do feedback;
• As regras e as técnicas para dar e receber feedback eficaz;
• A importância da melhoria contínua como resultado do feedback;
• As formas de promover a melhoria contínua (plano de ação, formação, coaching, etc.).
6. A MONITORIZAÇÃO E AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO
• As fases e os momentos da monitorização e avaliação do desempenho;
• As competências necessárias para uma correta monitorização e avaliação do desempenho (comunicação, negociação, liderança, etc.);
• As técnicas e os instrumentos para realizar entrevistas de avaliação do desempenho;
• Os erros e as dificuldades mais comuns.
7. ORGANIZAÇÃO DA FORMAÇÃO

FORMADOR
Dr. Luís Machado

Síntese Curricular: Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.
DESTINATÁRIOS
MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais

HORÁRIO
9h00 Início dos trabalhos 14h00 Reinício
11h00 Pausa para café 16h00 Pausa para café
12h30 Pausa para almoço livre 17h30 Encerramento

INSCRIÇÕES
Até dois participantes por Município.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 21 de maio de 2025.
[Só serão aceites mais do que 3 participantes por Município, caso não estejam preenchidas, naquela data, o número limite de inscrições, sendo dada prioridade à ordem de receção das inscrições].

Inclui:
Documentação;
Certificado de participação.

CANCELAMENTO DA AÇÃO
A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.

INFORMAÇÕES
Dra. Zélia Rodrigues
Telef.: 291 200 730

Formulário de inscrição

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