Teve lugar ontem, 12 de setembro de 2022, a ação de formação sobre a temática “DEMONSTRAÇÕES ORÇAMENTAIS: PREVISIONAIS E RELATO NO ÂMBITO DA NCP 26”. A formação contou com a presença de participantes oriundos de várias Câmaras Municipais da Região Autónoma da Madeira e foi ministrada pela Dra. Paula Duarte, Inspetora de Finanças Diretora desde 2020, na Inspeção Geral de Finanças.

Conhecer as principais características do sistema contabilístico consagrado pelo DL n.º 192/2015, de 11 de setembro (SNC-AP), em especial, o conteúdo da NCP 26 – Contabilidade e Relato Orçamental; Compreender o conceito de contabilidade de orçamental, principais objetivos, vantagens e limitações; Preparar o processo de previsão e execução orçamental: princípios e regras orçamentais; Apontar quais os documentos e mapas que suportam a informação necessária para elaborar os documentos previsionais e de relato orçamental; Construir e interpretar os documentos previsionais e de relato orçamental e Consolidação orçamental dos grupos municipais, foram os objetivos da ação formativa.

O encontro insere-se no âmbito da candidatura apresentada pela AMRAM ao Programa Operacional Regional da Madeira 2014-2020 na Prioridade de Investimento (PI) 11.d.i  – Aviso FSE: M1420-63-2021-12.