Decorreu hoje, no Município de La Laguna, Ilha de Tenerife, Região Autónoma de Canárias o Fórum Intermunicipal para a Melhoria Evolutiva da Administração Pública Eletrónica, evento inserido no âmbito do projeto VECINDAD – Rede Euro Africana de Municípios, aprovado pelo Programa de Cooperação Transnacional MAC 2007-2013, co-financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER).
Na sessão de abertura o Presidente da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, Manuel Baeta de Castro, assinalou a importância deste evento “para o melhoria dos serviços da administração pública através da introdução dos sistemas electrónicos, apelidados na sua génese de “Auto-estradas da informação”. De facto o aparecimento dos sistemas electrónicos que deram origem à internet, vieram em muito contribuir para uma rápida e eficaz resposta às necessidades diárias da função pública perante os utentes, assistindo-se a um desenvolvimento de novas formas de interacção dos Serviços Municipais com o cidadão que anteriormente estavam associados a uma imensidão de burocracia e que com a nova Administração Electrónica tornaram-se cada vez mais acessíveis e naturalmente mais rápidos na sua resolução”.
Referiu ainda que “os sistemas electrónicos não só melhoraram os nossos serviços perante o cidadão, como estão desenvolvendo nossas economias através desta cooperação transfronteiriça e criando novas oportunidades de criação de riqueza e de melhoria no que respeita à acessibilidade de informação e disponibilidade de serviços perante os cidadãos”.
O projecto VECINDAD – Red EuroÁfricana de Municípios, potencia uma maior ligação entre os vários municípios da Macaronésia além de aprofundar e expandir o relacionamento com Países vizinhos, estes, localizados geograficamente no continente Africano e neste caso mais preciso o Senegal e a Mauritânia.
O Dr. José Luís de Sousa, Presidente do Conselho de Administração, da ACIN – Academia de Informática da Ribeira Brava, convidado pela AMRAM, abordou a temática da Administração Electrónica da Madeira, o caso concreto da plataforma electrónica de compras púbica (ACINGOV).
Falando na sessão de encerramento o Presidente da Associação de Municípios da Madeira, Manuel Baeta de Castro, referiu que “Este Fórum Intermunicipal como era espectável, mostrou uma vez mais a sua importante estratégica na construção de uma ferramenta que se afigura imprescindível para o desenvolvimento tecnológico da comunicação e administração pública de serviços entre os Municípios da rede EuroAfricana.
Estamos cada vez mais conscientes da importância do impacto social e económico que a implementação deste sistema produz nos nossos serviços municipais, nomeadamente na sua eficiência e atenção ao cidadão, sendo que os jovens estão cada vez mais munidos de informação e de experiência nestas áreas das Tecnologias da Informação e das Comunicações (TIC).
Assim se queremos uma administração eficaz, esta terá que com certeza passar por cada vez mais ser electrónica, com menos papel e menos burocrática, sendo para isso, por um lado necessária uma maior sensibilização junto dos nossos cidadãos e por outro uma permanente actualização das novas ferramentas e novas tendências normativas entretanto disponibilizadas e que objectivam uma considerável melhoria evolutiva na oferta sustentável dos serviços colocados à disposição dos munícipes.”