O Presidente da AMRAM, Dr. Paulo Cafôfo, que assumiu a Presidência da CMU – Confederação de Municípios Ultraperiféricos no passado mês de julho, participa no 3.º Fórum das Regiões Ultraperiféricas que está a decorrer em Bruxelas, no alinhamento dos objetivos preconizados para a Confederação de “afirmar a pertinência da CMU como órgão de defesa dos Municípios das RUP’s.
Para o Presidente da CMU os “Municípios têm de ter voz na Europa”. Aliás conforme consta da Declaração do Funchal subscrita pelas Associações deMunicipios integrantes da CMU (AMRAM; AMRAA; AMG; AMGy; AMM; ANMCV), “os municípios da RUP’s destacam-se pela sua importância que têm pela proximidade aos cidadãos, mas também pela sua localização e pelo papel que podem e devem ter na contribuição da concretização da importância geo-estratégica destas Regiões mais afastadas, visto que, devido à sua situação especial, constituem pontas de lança da Europa”
PO 3.º Fórum das Regiões Ultraperiféricas realiza-se nos dias 30 de setembro e 01 de outubro. Este Fórum realiza-se de dois em dois anos, e tem como objetivo principal dar uma maior visibilidade às RUP junto dos diversos interlocutores e responsáveis europeus e permitir aos participantes e representantes dessas Regiões darem nota, junto dos principais responsáveis europeus, da sua situação e desafios específicos.
A terceira edição deste Fórum, com o tema “9 Regiões no coração da Europa de hoje e de amanhã”, decorre no especial contexto da renovação da composição das instituições da União Europeia, nomeadamente da Comissão, cujo mandato deverá iniciar-se no próximo mês de novembro, e do Parlamento Europeu, após as eleições de maio passado.
O 3.º Fórum das RUP reúne cerca de cinco centenas de participantes das várias instituições e organismos europeus, das nove Regiões Ultraperiféricas, dos Estados Membros da União (em particular dos três Estados com Regiões Ultraperiféricas – Portugal, Espanha e França), do meio académico, empresarial e da sociedade civil.