O Presidente da AMRAM, Paulo Cafôfo, participa, esta quinta-feira, na primeira reunião do Comité de Acompanhamento do Programa de Cooperação Territorial INTERREG V A Madeira-Açores-Canárias (MAC) 2014-2020, que decorre no Ministério de Hacienda y Administraciones Públicas, em Madrid. O novo Programa de Cooperação («Interreg») entre a Espanha e Portugal (Madeira, Ilhas Canárias e Açores) e Cabo Verde, Mauritânia e Senegal, num montante superior a 110,6 milhões de euros do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), foi aprovado pela Comissão Europeia no mês de junho findo.

O Programa visa essencialmente iniciativas transfronteiriças que protejam o frágil ambiente e estimulem ao mesmo tempo o turismo, o crescimento económico e a ligação entre a investigação e o desenvolvimento. Dispõe de um orçamento total de 130 milhões de euros, incluindo fundos nacionais.

O programa promoverá uma maior integração das capacidades de investigação e o desenvolvimento dos múltiplos lados da fronteira marítima, com vista a explorar plenamente o potencial económico da região. Abordará simultaneamente os desafios relacionados com as alterações climáticas, em particular mediante uma abordagem global de gestão dos riscos com todas as partes interessadas relevantes. As ações destas duas prioridades serão complementadas por iniciativas destinadas a promover uma maior cooperação jurídica e administrativa para criar uma região fronteiriça plenamente integrada.

As atividades dos projetos serão financiadas até 85% pela UE, incluindo a criação de redes de investigação transfronteiriças, a gestão conjunta de zonas de proteção ambiental e o desenvolvimento de atividades transfronteiriças no setor do turismo.