A AMRAM foi palco, à semelhança das sedes das demais 25 entidades intermunicipais do país, para a realização de um exercício nacional de Cibersegurança, organizado pelo Centro Nacional de Cibersegurança, que decorreu nos dias 17 e 18 de outubro.

O Presidente da AMRAM, Pedro Calado, durante a manhã, do dia de hoje, fez uma visita à sede da Associação onde decorreu o exercício e que contou com a presença dos Municípios da RAM.

O Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23) é dedicado à administração pública local. Tendo como pano de fundo o ecossistema municipal e todas as suas envolventes, a edição deste ano tem como objetivo sensibilizar os municípios para o tema da cibersegurança, analisar o respetivo grau de maturidade, bem como testar a sua capacidade de resposta a incidentes e proficiência na aplicação do Regime Jurídico de Segurança do Ciberespaço.

O Centro Nacional de Cibersegurança, “no âmbito das suas competências e na qualidade de Autoridade Nacional de Cibersegurança, organiza e realiza anualmente exercícios nacionais que permitem avaliar o grau de preparação e maturidade das diversas entidades para lidar com incidentes desta dimensão”.

A sala de controlo do Exercício Nacional de Cibersegurança 2023 (ExNCS’23) está centralizada na sede da Comunidade Intermunicipal do Oeste.