Quando

16/05/2022 - 17/05/2022    
9:00 am - 5:30 pm
Inscrições fechadas

Local

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OBJETIVOS
Entender os conceitos e impactos dos conflitos.
Reconhecer formas e com textos de conflitos.
Aprender técnicas modernas de Gestão de conflitos, dentre elas a Negociação.
Proporcionar uma visão clara das estratégias mais eficazes nos diferentes tipos de conflito.
Adotar uma atitude assertiva no processo de gestão de conflitos.
Potenciar junto dos parceiros comportamentos construtivos para facilitar a obtenção de soluções.

PROGRAMA
A – RELAÇÃO INTERPESSOAL E CONFLITO
1. A vitalidade do conflito para a relação interpessoal, para o grupo e para a organização;
2. Os vários níveis de conflito;
2.1. Conflitos intrapessoais;
2.2. Conflitos interpessoais;
2.3. Conflitos organizacionais;
3. A dinâmica do conflito.

B – A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS
1. A assertividade no contexto do quotidiano profissional;
2. Atitudes funcionais e disfuncionais;
2.1. A agressividade;
2.2. A passividade;
2.3. A manipulação;
2.4. Autodiagnóstico do comportamento individual.

C – DESENVOLVIMENTO DA ASSERTIVIDADE
1. Autoafirmação;
2. Direitos assertivos correspondentes à responsabilidade;
3. Reação à crítica;
4. Reação a ameaças;
5. Expressão de sentimentos positivos;
6. Expressão de sentimentos negativos.

D – NEGOCIAÇÃO E GESTÃO DE CONFLITOS
1. Fases no processo negocial;
2. Táticas de compromisso: o processo de tomada de decisão conjunta;
3. Condução da negociação: as perguntas;
4. Os obstáculos-objeções: formas de resolução;
5. Gestão de conflitos no processo negocial.

FORMADOR
Dr. Luís Machado

Síntese Curricular
 Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
 Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
 Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
 Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
 Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
 Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
 Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
 Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.

DESTINATÁRIOS
MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais

HORÁRIO
9h00 Início dos trabalhos 14h00 Reinício
11h00 Pausa para café 16h00 Pausa para café
12h30 Pausa para almoço livre 17h30 Encerramento

INSCRIÇÕES
Até dois participantes por Município.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 9 de maio de 2022.
(Só serão aceites mais do que 3 participantes por Município, caso não estejam preenchidas, naquela data, o número limite de inscrições, sendo dada prioridade à ordem de receção das inscrições).
Inclui:
Documentação;
Certificado de participação.
CANCELAMENTO DA AÇÃO
A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.
INFORMAÇÕES
Dra. Zélia Rodrigues
Telef.: 291 200 730

COVID-19
Os formandos que participem na formação deverão adotar as regras já conhecidas de etiqueta respiratória (uso de máscara) e de distanciamento social, assegurando as medidas e cuidados necessários à proteção individual e coletiva.

Formulário de inscrição

Informação sobre o tratamento de dados pessoais e consentimento (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): Download

As reservas estão fechados para este evento.

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