Quando

02/06/2020 - 22/06/2020    
9:00 am - 11:00 am
Inscrições fechadas

Regras de funcionamento da FORMAÇÃO ONLINE

Antes da realização da Formação será enviado pela Quadros & Metas a cada um dos participantes, via email de cada participante, indicações para uma sessão de formação sobre a plataforma ZOOM para que os participantes saibam usar plenamente este meio.

Na véspera da primeira sessão a formadora estará disponível para uma sessão de teste com a duração de 30 minutos para os participantes que tenham ainda alguma dificuldade na utilização da plataforma.

A Formação tem a duração de 28 horas e será desenvolvida no formato b-Learning, divididas em:

– Aulas síncronas online – 18 horas de aulas à distância através da plataforma ZOOM e divididas em 9 sessões de 2 horas cada: dias 2, 3, 5, 8, 12,15, 17, 19 e 22 de junho de 2020 das 9h às 11h.

– Trabalho autónomo – 10 horas para a elaboração de trabalhos práticos.

Durante as sessões os participantes poderão colocar as suas dúvidas por escrito à formadora, mediante o chat room do ZOOM. As questões serão respondidas durante a sessão ou, na sessão subsequente, mediante envio de documento com as possíveis respostas. Ainda durante as sessões, haverá possibilidade também da colocação de questões verbais, mediante as regras que posteriormente serão enviadas a cada um dos participantes (quais os tempos, em que fase, qual a ordem, etc.)

OBJETIVOS

  • Identificar e compreender metodologias e instrumentos que promovam a otimização do tempo em situação de teletrabalho
  • Desenvolver competências na área da gestão do tempo e do stress em períodos de maior incerteza
  • Fazer o diagnóstico do perfil individual de gestão do tempo
  • Utilizar corretamente técnicas de racionalização do tempo e de organização individual face aos seus objetivos e prioridades
  • Planificar as atividades de forma realista e respetivo controlo
  • Organizar e utilizar eficazmente a agenda
  • Otimizar o recurso tempo nos diversos contactos estabelecidos interna e/ou externamente

PROGRAMA

1 – ENQUADRAMENTO GERAL

1.1. Gestão do trabalho, tempo e stress

1.2. O que entendemos por Gestão do Tempo, e as suas dimensões

1.3. Análise dos padrões de utilização do tempo

1.4. Caraterísticas individuais na gestão do tempo

2 – GESTÃO DO TEMPO E DO STRESS EM PERÍODOS DE INCERTEZA

2.1. Elaborar o diagnóstico das dificuldades sentidas ao nível da gestão do tempo, da motivação e da produtividade em situações de elevada incerteza

2.2. Conhecer as principais metodologias e instrumentos para uma gestão eficaz do tempo em períodos de crise

2.3. Identificação dos sinais de alerta

2.4. Como melhorar a gestão do tempo a trabalhar a distância

2.5. Definição de ações de melhoria a implementar em cada área identificada

3 – EFICIÊNCIA E EFICÁCIA ORGANIZACIONAL

3.1. Estratégias de gestão do tempo

3.1.1. Definir objetivos

3.2.2. Estabelecer prioridades

3.2.3. Planificar atividades e tarefas

3.2.4. Organização pessoal

4 – IDENTIFICAR DESPERDIÇADORES DE TEMPO

4.1. Externos e internos

4.2. Planos de ação para reduzir e minimizar os desperdiçadores de tempo

4.3. Impactos na competitividade

4.4. A síndrome da urgência

4.5. O paradigma da importância

4.6. A procrastinação

5 – OS ECONOMIZADORES DE TEMPO

5.1. Saber dizer não

5.2. Conhecer o conceito de stresse e que variáveis intervêm no processo

6 – MEDIDAS PARA MELHORAR O APROVEITAMENTO DO TEMPO

6.1. Modelos de planificação escrita

6.2. Controlo de interrupções

6.3. Metodologia para a planificação das tarefas

7 – DIFERENÇAS DE GÉNERO

7.1. O impacto das diferenças de género na gestão eficaz do tempo

8 – PLANO DE AÇÃO DE MELHORIA

FORMADOR

Dr. Luís Machado

Síntese Curricular

  • Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
  • Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
  • Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
  • Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
  • Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
  • Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
  • Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
  • Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.

DESTINATÁRIOS

MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais

CALENDÁRIO

2, 3, 5, 8, 10, 12, 15, 17 e 19 de junho de 2020

9h00 Início dos trabalhos

11h00 Encerramento

INSCRIÇÕES

Até dois participantes por Município.

As inscrições devem ser feitas até ao dia 28 de maio de 2020.

(Só serão aceites mais do que 2 participantes por Município, caso não estejam preenchidas, naquela data, o número limite de inscrições, sendo dada prioridade à ordem de receção das inscrições).

Inclui:

  • Documentação;
  • Certificado de participação.

CANCELAMENTO DA AÇÃO

A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.

INFORMAÇÕES

Dra. Zélia Rodrigues

Telef.: 291 200 730

Formulário de inscrição

Declaração de Consentimento (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): Download

As reservas estão fechados para este evento.

Declaração de Consentimento (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): Download