Teve lugar esta manhã, na sala da Assembleia Municipal do Município do Funchal, a conferência com a epígrafe “Ordenamento e Desenvolvimento Territorial: Desafios e Perspetivas
O evento decorreu ao abrigo do Protocolo de Cooperação celebrado entre a MPE – Madeira Parques Empresariais, S.A. e a AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, no passado mês de março.
No primeiro painel “Desenvolvimento e Ordenamento Territorial, participou o Prof Francisco Serdoura – Docente da Universidade de LISBOA – Faculdade de Arquitetura Membro pesquisador do CIAUD – Centro de Investigação de Arquitetura – Universidade Técnica de Lisboa. Na ocasião, o Professor destacou a importância dos Parques Empresarias se adaptarem à evolução dos tempos.
Com a epígrafe “Os Municípios como catalisadores do desenvolvimento territorial”, interveio o Vereador com o pelouro do Urbanismo na Câmara Municipal do Funchal, Eng. João Rodrigues.
Já na mesa redonda sobre a tema “O papel das Instituições no Desenvolvimento e Ordenamento do(s) Território(s)”, participaram o Dr. Pedro Calado – Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira e o Dr. Gonçalo Pimenta – Presidente do Madeira Parques Empresariais, SA
Na ocasião Presidente da Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira, Pedro Calado, referiu que “se queremos ser uma região com turismo com crescimento e desenvolvimento temos de tirar a indústria e alguns dos serviços dos centros dos concelhos”. “Temos que fazer um planeamento do nosso ordenamento do território, temos que fazer uma reflexão sobre aquilo que nós pretendemos para as nossas cidades e não há dúvida que o que estamos aqui a fazer é um encontro de inteligência”. Mais disse que “a Madeira hoje tem condições sui generis para desenvolver toda a região de forma homogenia. A realidade que temos hoje na Região só foi possível graças ao desenvolvimento das infraestruturas que foram feitos na Região”.
Terminou dizendo que na Região, “estamos um patamar acima daquilo que tem sido feito a nível nacional nesta matéria e identifico no tempo, já há mais de 20 anos que tem sido um trabalho consistente”.
Por fim, na sessão de encerramento, interveio o Exmo. Senhor Secretário Regional da Economia, Dr. Rui Barreto garantiu que o Governo Regional tudo vai fazer para, em conjunto com as autarquias, possam minimizar os problemas da guerra na Ucrânia e ajudar com benefícios fiscais as empresas. O Senhor Secretário exaltou o sucesso da ocupação dos doze parques empresariais e destacou o facto de os concelhos do Norte tem aderido a este projeto que saiu vencedor na Madeira.