OBJETIVOS
Gerir pessoas e equipas na função pública, principalmente num período no qual as pessoas manifestam maiores níveis de insatisfação e desmotivação é um desafio cada vez mais complexo e exigente. Conhecer bem os processos, procedimentos, regras e legislação aplicável, há muito que se revelou insuficiente para uma gestão eficaz dos serviços, das equipas e das pessoas que os compõem.
Atualmente quem tem a missão de gerir estes serviços, precisa de estar munido de um conjunto de instrumentos e metodologias de organização do trabalho e das equipas que permitam, não só uma gestão mais operacional direcionada para os resultados, mas também uma visão mais global relacionada com a gestão e organização das próprias equipas e pessoas.
Com esta Formação pretende-se abordar o tema da gestão e organização das equipas, quer ponto de vista da sua operacionalização, quer do ponto de vista da capacidade para potenciar o envolvimento, compromisso e satisfação das equipas e pessoas:
• Organização das equipas;
• Gestão das atividades no tempo;
• Identificação / definição das prioridades;
• Princípios da planificação;
• O envolvimento e compromisso das equipas com os processos e os resultados;
• Estratégias e metodologias eficazes de comunicação.
Faremos uma emersão em cada um destes temas, por forma a entregar a quem participar um conjunto de estratégias e ferramentas já testadas e validadas que podem potenciar os resultados das equipas e pessoas. Melhor gestão significa melhores resultados e equipas e pessoas mais satisfeitas, comprometidas e produtivas.
PROGRAMA
1. INTRODUÇÃO
a. A importância das crenças, atitudes e comportamentos na organização pessoal e gestão do tempo;
b. O processo de mudança de comportamentos limitadores de uma correta gestão do tempo;
c. O papel individual e o seu impacto na motivação, satisfação e realização profissional;
d. Princípios gerais na organização pessoal e gestão do tempo.
2. ANÁLISE DOS PADRÕES DE ORGANIZAÇÃO DA EQUIPA
a. Estilos pessoais e individuais de gestão, organização e gestão do tempo;
b. As barreiras na organização;
c. Fatores de insucesso:
i. Individuais;
ii. Coletivos / organizacionais.
d. Noções de importância e de urgência.
3. GESTÃO DO TEMPO E ORGANIZAÇÃO INDIVIDUAL E DE EQUIPA
a. Diagnóstico da gestão do tempo nas diversas atividades;
b. A gestão eficaz do tempo;
c. Planificação das atividades com base nas prioridades;
d. Previsão dos imprevistos e das “urgências”;
e. Gestão das interrupções diárias;
f. Planificação a curto, médio e longo prazo;
g. A delegação.
4. LIDERAR, GERIR E ORGANIZAR AS EQUIPAS NAS ATIVIDADES E NO TEMPO
a. Definição de objetivos;
b. Estabelecer prioridades;
c. Planificar atividades e tarefas;
d. Ajustar a organização pessoal.
5. A COMUNICAÇÃO COMO FERRAMENTA CENTRAL NO PROCESSO DE GESTÃO DE EQUIPAS E PESSOAS
a. Estilos individuais de comunicação;
b. Formas como comunicamos;
c. Comunicação voluntária e comunicação involuntária;
d. As emoções na comunicação;
e. O impacto da comunicação empática na gestão;
f. O acompanhamento e o feedback como ferramentas de melhoria contínua.
6. A CONDUÇÃO DE REUNIÕES
a. Tipologia de reuniões:
i. Reuniões programadas;
ii. Reuniões de trabalho;
iii. Reuniões não planeadas;
iv. Briefings;
v. Debriefings.
b. Planeamento, moderação e avaliação das reuniões:
i. Planificação das reuniões;
ii. O papel do moderador;
iii. Gestão da participação;
iv. Debate e tomada de decisão;
v. Indicadores de desempenho.
7. EXERCÍCIOS DE APLICAÇÃO PRÁTICA
FORMADOR
Dr. Luís Machado
Síntese Curricular
Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionadas às organizações;
Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para Autarquias.
DESTINATÁRIOS
MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais
HORÁRIO
9h00 Início dos trabalhos 14h00 Reinício
11h00 Pausa para café 16h00 Pausa para café
12h30 Pausa para almoço livre 17h30 Encerramento
INSCRIÇÕES
Até dois participantes por Município.
As inscrições devem ser feitas até ao dia 13 de março de 2024.
(Só serão aceites mais do que 3 participantes por Município, caso não estejam preenchidas, naquela data, o número limite de inscrições, sendo dada prioridade à ordem de receção das inscrições).
Inclui:
Documentação;
Certificado de participação.
CANCELAMENTO DA AÇÃO
A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.
INFORMAÇÕES
Dra. Zélia Rodrigues
Telef.: 291 200 730
Formulário de inscrição
Informação sobre o tratamento de dados pessoais e consentimento (a juntar ao formulário de inscrição que receberá por email): DownloadAs reservas estão fechados para este evento.