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Data / Hora
Date(s) - 03/04/2019 - 09/04/2019
9:00 am - 5:30 pm

Localização
AMRAM

Categorias


OBJETIVOS

       Compreender os efeitos da ação individual no comportamento da equipa.

Desenvolver relações eficazes com os elementos da equipa.

Compreender a importância da comunicação na liderança de equipas.

Aumentar a flexibilidade através da adoção de comportamentos apropriados a cada   situação.

Compreender o impacto da dimensão emocional da sua equipa.

Encorajar o envolvimento e motivação dos seus colaboradores.

Otimizar o desempenho da equipa e impulsionar o seu desenvolvimento.

Adquirir técnicas comportamentais que utilizem a inteligência emocional como fator criativo para ajudar a resolver conflitos interpessoais.

 

PROGRAMA

1 – ORGANIZAÇÃO DE EQUIPAS

1.1. Reconhecer a importância das pessoas para o sucesso das equipas e organizações

1.2. Identificar a organização como um sistema de papéis e qual o papel de cada colaborador

1.3. A dinâmica das equipas

1.4. Organização do trabalho de equipa

1.5. Comunicar eficazmente com a equipa

1.6. Fatores de sucesso nas equipas

1.7. Gestão de conflitos em contexto de equipa

1.8. O feedback como estratégia de comunicação.

2 – MOTIVAÇÃO

2.1. Definição de motivação

2.2. O processo de motivação individual e coletivo

2.3. Motivação, frustração e satisfação

2.4. Orientação da equipa para a mudança

2.4.1. Comportamentos mobilizadores de motivação

2.4.2. Técnicas de motivação individual

2.4.3. Técnicas de motivação de equipas

3 – LIDERANÇA

3.1. Os estilos de liderança

3.2. Novos estilos de liderança de equipas de trabalho

3.3. Diagnóstico do estilo pessoal de chefia de cada participante

3.4. A liderança situacional

3.5. Estudo de casos e simulações.

 

4 – DIREÇÃO E ANIMAÇÃO DE EQUIPAS

4.1. Comunicação na equipa de trabalho

4.2. Competências interpessoais de condução de equipas

4.3. A condução da equipa

4.3.1. Comportamento de tarefa

4.3.2. Comportamento de relação

4.3.3. Flexibilidade de estilo de condução da equipa

4.4. A reunião no contexto da gestão do tempo, da planificação e da eficácia da equipa

 

5 – INTELIGÊNCIA EMOCIONAL

5.1. Domínios da inteligência emocional

5.2. As competências chave da I.E.

5.3. A importância das competências de inteligência emocional para a gestão dos conflitos e do stress

5.4. Inteligência Emocional – Reconhecer e Gerir as Emoções

 

FORMADOR

Dr. Luís Machado

Síntese Curricular

  • Licenciatura em Psicologia, Universidade do Minho;
  • Mestrado Integrado em Psicologia, Universidade do Minho;
  • Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, Instituto Português de Psicologia;
  • Coordenador, desde 2014, da Área de Saúde Mental e Diretor Técnico do Centro de Solidariedade de Braga;
  • Colaborador, desde 2011, na Unidade de Psicologia das Organizações do Serviço de Psicologia da Universidade do Minho;
  • Formador na área comportamental, desde 2007, em Municípios e outras entidades públicas e privadas no âmbito do desenvolvimento de competências de liderança e gestão de equipas, trabalho em equipa, atendimento ao público, gestão do tempo e organização do trabalho, comunicação e avaliação psicológica;
  • Consultor na criação e implementação de programas de desenvolvimento de competências comportamentais direcionados às organizações;
  • Realização de Avaliações Psicológicas no âmbito de procedimentos concursais para autarquias.

 

DESTINATÁRIOS

MUNICÍPIOS DA RAM: Eleitos, Dirigentes e Quadros das Autarquias e das Empresas Municipais

LOCAL DE REALIZAÇÃO    

Edifício Sede da AMRAM – Associação de Municípios da Região Autónoma da Madeira * Rua da Mouraria n.º 44 e 46 * 9004-508 Funchal.

HORÁRIO

9h00 Início dos trabalhos               14h00 Reinício

11h00 Pausa para café                 16h00 Pausa para café

12h30 Pausa para almoço livre    17h30 Encerramento

INSCRIÇÕES

As inscrições devem ser feitas até ao dia 27 de março de 2019.

Inclui:

  1. Documentação;
  2. Certificado de participação.

CANCELAMENTO DA AÇÃO

A AMRAM reserva-se o direito de cancelar a ação, caso o número mínimo de participantes não seja atingido, ou por outra razão que justifique a sua não realização.

INFORMAÇÕES

Dra. Zélia Rodrigues

Telef.: 291 200 730

Bookings

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